Atualidades em zoologia

Manifestação em solidariedade aos colegas da Unesp (Rio Claro)

Ver Currículo - Sociedade Brasileira de Zoologia • 02 de September de 2022


Manifestação em solidariedade aos colegas da Unesp (Rio Claro)

A Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) e demais Sociedades signatárias integrantes do Fórum de Sociedades em Zoologia, manifestam a sua solidariedade aos colegas professores, alunos e servidores técnico-administrativos do campus da UNESP de Rio Claro, que tiveram o prédio central do Instituto de Biociências (IB) atingido por violento incêndio ocorrido na tarde desta quarta-feira, 31 de agosto. 

Em nota, a diretoria da UNESP informou que este prédio foi inaugurado em 1977 e que precisava de ampla reforma estrutural. Ciente disso estava preparando um processo licitatório que traria aporte de cerca de R$ 700 milhões para toda a universidade. Também informa que os prejuízos estão sendo dimensionados e que as causas do incêndio estão sendo apuradas. 

O prédio era usado pelos alunos de graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física e Pedagogia. Além de atender a graduação, abrigava também laboratórios de pesquisa que foram perdidos, atingindo diretamente os trabalhos dos docentes e dos alunos de mestrado e doutorado. 

Segundo informações dos docentes foram incinerados mobiliários, microscópios, estereomicroscópios, freezers, estufas e equipamentos para estudos de fisiologia animal. Porém, as perdas mais importantes e insubstituíveis ocorreram nas coleções didáticas, algumas anteriores à criação da própria UNESP. Esses acervos estavam sendo construídos desde a década de 1950. Entre os materiais perdidos para sempre havia grandes coleções de vertebrados e invertebrados, coleções osteológicas, laminários, pranchas ilustrativas elaboradas por desenhistas e animais taxidermizados. Destacava-se uma maravilhosa coleção de vertebrados e invertebrados mediterrâneos, muito bem preparada e didática, comprada do Instituto de Zoologia de Napoli, na Itália. Havia até um exemplar de uma espécie extinta, a Holoaden bradei (rãzinha-verrugosa-da-serra-de-brade), endêmico da região de Itatiaia. Com a destruição dos laboratórios e das coleções didáticas, as aulas práticas estão interrompidas por tempo indeterminado, prejudicando de forma importante a formação acadêmica dos alunos.

Catástrofes como essa estão se sucedendo constantemente. Tivemos perdas emblemáticas e irreparáveis nos incêndios do Instituto Butantan, em maio de 2010, e no do Museu Nacional, no dia 02 de setembro de 2018, há quase exatos quatro anos atrás. Infelizmente, medidas de segurança para evitar tais perdas ainda não foram implementadas de maneira efetiva em todas as nossas coleções e acervos. As nossas coleções, patrimônio da humanidade, são compostas de exemplares que são o testemunho material da nossa biodiversidade no tempo e no espaço, sendo, assim, impossíveis de serem recompostas na sua originalidade. 

O Brasil é o país mais megadiverso do planeta. As coleções biológicas são o o componente tangível desta riqueza e, por consequência, necessitam cuidadosa atenção governamental e institucional. Infelizmente, por outro lado, quase todas elas há falta de equipamentos e insumos básicos para a sua correta manutenção. Muitas delas dispõem de corpo curatorial insuficiente e os locais de guarda e de depósito dos acervos não se encontram nas condições ideais. 

A manutenção de acervos não pode depender apenas de editais e projetos esporádicos, mas deve ser parte de uma política de estado para que as coleções possam prestar os inúmeros benefícios científicos, intelectuais, estéticos e econômicos. Editais e projetos devem servir para saltos de qualidade. A manutenção deve ser provida pelas instituições mantenedoras e pelos governos. É urgente o estabelecimento de política pública para a formação, manutenção e uso dos acervos científicos, de modo que garanta a infraestrutura necessária para evitar, ou ao menos minimizar as perdas. 

A SBZ está sempre pronta a contribuir com iniciativas voltadas às melhorias efetivas e duradouras da segurança, infraestrutura e funcionalidade das nossas coleções e das suas instituições mantenedoras. 

Consternados, deixamos aqui registrado o nosso apoio e consideração e a todos os colegas da UNESP de Rio Claro.

 

Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)

Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL)

Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt)

Sociedade Entomológica do Brasil (SEB)

Sociedade Brasileira de Carcinologia (SBC)

Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI)

Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz)

Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa)

Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO)

Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH)

Sociedade Brasileira de Primatologia (SBPr)

 

*Foto da capa, fonte: Jornal Cidade de Rio Claro.

Comentários

Posts Relacionados