Conservação

Aves ameaçadas na Serra da Cantareira

Ver Currículo - Sociedade Brasileira de Zoologia • 27 de July de 2017


O artigo publicado na Revista ZOOLOGIA da Sociedade Brasileira de Zoologia "Historical knowledge, richness and relative representativeness of the avifauna of the largest native urban rainforest in the world" de autoria de Vinicius R. Tonetti, Marco A. Rego, André C. De Luca, Pedro F. Develey, Fábio Schunck e Luís F. Silveira, suscitou a matéria jornalística "Levantamento inédito mostra as aves ameaçadas 'escondidas' na Cantareira", publicado hoje no Caderno Ciência da Folha de São Paulo.

O artigo científco registrou um total de 326 espécies de aves, levantados a partir de estudos de campo, observações amadoras e material de museu. Deste total 80 espécies são endêmidas da Mata Atlântica, sete se encontram ameaçadas de extinção globalmente e nove não são avistadas a mais de 20 anos.

Luís Fábio Silveira, pesquisador do MZUSP e co-autor do trabalho, afirma na matéria que "É quase paradoxal encontrar ali na Pedra Grande, observando São Paulo ao fundo, espécies como o macuco e o jacu-açu, cujas populações diminuíram muito por causa da incessante caça e perda de habitat e hoje podem ser vistas em poucas localidades na mata atlântica".

Saiba mais lendo a matéria na íntegra na Folha de São Paulo clicando aqui.

Acesse a publicação do artigo no site da ZOOLOGIA clicando aqui.

Não custa nada para se manter informado: todos os artigos publicados em "ZOOLOGIA – an International Journal for Zoology" são de livre acesso!

 

Fontes:

ZOOLOGIA – an International Journal for Zoology: https://zoologia.pensoft.net/

Folha de São Paulo: http://m.folha.uol.com.br/ambiente/2017/07/1904647-levantamento-inedito-mostra-as-aves-ameacadas-escondidas-na-cantareira.shtml?mobile

Comentários