Zoologia digital

Vida além do Google Images

Ver Currículo - Ana Dal Molin • 08 de May de 2017


Ilustrando suas apresentações ou preparando aulas? Muitas vezes os resultados de pesquisas no Google Images e outros buscadores podem levar a material mal identificado ou erros. Podem até mesmo ter sido "roubadas" do autor original para conseguir alguns cliques a mais. As coleções abaixo são um recurso que pode trazer vida nova e modificar completamente o nível de compreensão da sua platéia!

Vale lembrar que a grande maioria destas figuras está associada a algum tipo de direito autoral (Copyright ou Creative Commons) e portanto suas condições de uso são variáveis. Felizmente, todas estas coleções apresentam claramente essas informações de autoria em cada entrada, então você não corre o risco de ser um "ladrão involuntário".

 

Arkive

www.arkive.org

 

ARKive video - Great diving beetle larva catching and eating tadpole

 

O Arkive reúne informações, vídeos e fotografias. Inicialmente focado em espécies ameaçadas, hoje contém também espécies comuns. Os vídeos incluem vários da BBC, conhecida por muitos de nós pela alta qualidade das imagens dos seus documentários sobre história natural.

 

Biodiversity Heritage Library

www.biodiversitylibrary.org

 

captura de tela da exibição de um dos livros da BHL

 

A Biodiversity Heritage Library na realidade não é somente um banco de ilustrações, mas eles possuem uma coleção com numerosas imagens já livres de direitos autorais no Flickr que vale a pena conhecer. Além disso, eles possuem coleções curadas de livros digitalizados muito interessantes (para dizer o mínimo!), tais como sua coleção de livros raros, os livros que faziam parte da biblioteca pessoal de Darwin, livros sobre animais extintos, e um de seus "especiais de Halloween" passados, livros sobre "monstros" reais além de curiosidades. A BHL trabalha junto com o Internet Archive para assegurar a permanência de seus recursos. 

 

Fotos de Biodiversidade da National Geographic

 

captura de tela de algumas das fotos selecionadas para a história da natgeo

 

Se você procura fotografias impressionantes para capturar a atenção em sua apresentação, esta coleção da National Geographic é um excelente recurso (vá até o rodapé da página para encontrar links para a coleção completa). Em 2014, eles fizeram um "assignment" convidando fotógrafos a enviarem seus trabalhos neste tópico. O resultado é esta galeria. Para aqueles que tem interesse em técnicas de fotografia, as fotos também incluem comentários dos fotógrafos sobre composição, iluminação, etc. que tornam essas fotos tão boas.

 

Phylopic

phylopic.org

algumas das silhuetas disponíveis no Phylopic

Em contraste às anteriores, a coleção da Phylopic apresenta imagens mais simples, já vetorizadas, em silhueta, gratuitas, prontas para uso na ilustração de árvores filogenéticas, por exemplo. 

 

Morphbank

www.morphbank.net

 

captura de tela de uma das páginas do morphbank

Exemplo de registro de imagem no Morphbank

 

A idéia por trás do Morphbank era inicialmente de funcionar para morfologia da mesma maneira que o Genbank funciona para sequências moleculares. Assim, cada uma das imagens possui uma estrutura complexa de informações associadas que vão desde direitos autorais até números de tombo e dados dos espécimes fotografados. Muitas das fotografias estão associadas a publicações científicas e portanto já tiveram sua identificação de alguma forma validada por um especialista. Aliás, eles também mostram quantos e quais especialistas confirmaram a identificação da imagem, tornando este um dos recursos mais seguros para aqueles que procuram por precisão taxonômica. A coleção do Morphbank é uma daquelas que são "lidas" automaticamente pela Encyclopedia of Life, portanto suas imagens também podem ser encontradas através do sistema de buscas da EOL.

 

Morphobank

morphobank.org

 

captura de tela da apresentação de projetos do morphobank

Alguns dos projetos e suas respectivas coleções de imagens no Morphobank

 

O Morphobank está focado na organização de imagens de fenótipos através de projetos, sendo que a maioria das fotos estão associadas a matrizes e suas respectivas publicações. Eles também funcionam como uma plataforma que se integra com software de construção de matrizes filogenéticas como o Mesquite a fim de facilitar a colaboração entre pesquisadores. Assim, é um recurso extremamente rico para obtenção de imagens de estruturas morfológicas, que até recentemente eram muito difíceis de conseguir a não ser que você trabalhasse exatamente com o tipo de organismo que precisa apresentar, o que na maioria das vezes não é o caso quando se leciona disciplinas abrangentes. 

 

Macaulay Library

macaulaylibrary.org

 

Esta coleção, mantida pelo Laboratório de Ornitologia da Universidade de Cornell, ganhou publicidade na mídia quando se abriu ao acesso público como a maior coleção de sons de animais disponível. O banco de dados contém mais de 150.000 arquivos de som e video, não só de aves, mas todo tipo de animais. Muitos dos sons capturados estão georreferenciados.

Não poderíamos deixar de usar a amostra de som mais agradável possível para ilustrar nosso artigo.

 

Bugwood

www.bugwood.org

exemplo de imagem de uma broca (Saperda calcarata ) on eastern cottonwood (Populus deltoides ssp. deltoides)

 

Bugwood é o portal de entrada para várias coleções de imagens mantidas pelo Centro de Espécies Invasoras e Ecossanidade da Universidade da Geórgia, e inclui uma grande quantidade de imagens de pragas agrícolas, florestais, outros tipos de espécies invasoras, e os danos que essas pragas produzem nas plantas. Muitos dos colaboradores estão ligados ao USDA ou a programas de MIP de diversas universidades dos EUA. Uma das questões interessantes é que se a imagem não está imediatamente autorizada para uso, o interessado pode pedir permissão diretamente para o autor através do próprio site, usando o sistema Lightbox.

 

PaDIL

www.padil.gov.au

 

uma das imagens disponíveis através da coleção do PaDIL

 

A iniciativa australiana PaDIL também contém imagens capturadas na maioria de coleções biológicas, e é voltado a biossegurança, contendo muitas espécies não-australianas (até para auxílio nos programas de monitoramento e quarentena), e possui projetos de biodiversidade, como seu projeto de polinizadores, que acompanha informações taxonômicas básicas e diagnose dos organismos, além de chaves de identificação. Associado a cada imagem também há um "grau de confiança" da identificação, conforme as imagens tenham sido checadas por taxônomos. 

 

Biodidac

biodidac.bio.uottawa.ca

 

uma das páginas de resultados da busca do Biodidac, com material sobre Acanthocephala

 

A premiada coleção Biodidac, mantida pela Universidade de Ottawa, existe há quase 20 anos, fornecendo gratuitamente desenhos didáticos em excelente resolução, fotografias de preparações para estudos morfológicos e vídeos curtos para o ensino de zoologia e outras áreas. As images estão organizadas por filo. 

 

Você tem alguma coleção de recursos que mudou sua vida? Seu grupo de organismos favorito conta com uma galeria de imagens impressionante? Compartilhe nos comentários!

 

Créditos das imagens: Capa: rawpixel.com via Pexels; Texto: Arkive, Bugwood, e capturas de tela (autor)

Comentários